skip to main |
skip to sidebar
Ronaldo Fraga
O projeto de Ronaldo Fraga parece ser mais poético que industrial. A base de sua criação são os aspectos prosaicos da vida cotidiana, que transformados em roupas, desfilam em sua passarela-espetáculo. Com a utilização precisa e delicada da memória, reconstrói um passado afetivo que parece pertencer a todos nós.
Carol Garcia, precursora da reflexão sobre a moda no Brasil, é quem analisa o referencial sensível do criador. O olhar atento para o lugar-comum faz com que esse universo, a princípio banal, tome uma dimensão preciosa e artística. Das formas cotidianas do ambiente acolhedor e caseiro, Ronaldo extrai sua lírica, mas também exerce sua crítica, pois seu trabalho reflete questões éticas e políticas.
A jornalista também nos faz perceber o quanto a inteligência e a sagacidade do estilista são fundamentais na transformação de seu ambiente doméstico em linguagem contemporânea de ponta. Ronaldo Fraga transforma roupas em signos contemporâneos, subverte valores e provoca deslocamentos. É um dos campeões em número de estudos dentro das universidades. Com certeza é uma obra que vale muito a pena ter. Acho Carol Garcia fantástica em seus trabalhoa e discurssões, tive a oportunidade de conhecê-la e escutá-la no último Colóquio Nacional de Moda realizado ano passado em Recife-PE. Possui 160 páginas
Editora Cosac Naify Custa entre 49 à 46 reais nas melhores livrarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário